domingo, 29 de abril de 2012

                                                   Rad Feaal


Apesar de estarmos aqui há um certo tempo, foi a primeira vez q fomos ver um filme 100% egípcio na tela do cinema, e que experiência!  A escolha foi inusitada, pelo menos para mim: um filme policial com direito a assassinatos em série e tudo. Nunca tinha imaginado um filme policial egípcio e, em meio as comédias muito populares por aqui, era uma boa oportunidade para matar a curiosidade e treinar o árabe ao mesmo tempo.

Lá fomos nós, sessão da uma da tarde, sala quase vazia, o cinema muito bom apesar de gelaaado por causa do ar condicionado...o filme começa. Imaginem  uma novela mexicana transformada em filme policial...pois é, acho q não dá pra definir melhor o estilo do filme carregadíssimo de cenas super dramáticas. Tudo parece tão forçado o tempo todo, as cenas de violência bem enfatizadas com direito a closes no sangue jorrando. No final só conseguíamos definir o filme com uma palavra: Brega. Mas fiquei pensando, poxa se para nós o Egito é a definição do brega  então o filme era na verdade muito bem feito. É inacreditável as coisas  que só se vê por aqui. As roupas super brilhantes com estampas de personagens da disney e os bichinhos de pelúcia que apesar do calor, muitas pessoas, homens e mulheres, insistem em colocar nos bancos do carro? Só vendo em foto para acreditar! E tão dramáticos que são o tempo todo, inclusive na língua. 

Tirando a brincadeira, o filme pareceu bastante estranho sim, mas acho que seria injusto dizer simplesmente que ele era brega ou  mal produzido e com maus atores. Nem me sentiria bem em criticar um cinema que, com pelo menos 4 filmes em cartaz, é bem mais produtivo do que o brasileiro. O problema na verdade é que, apesar de assassinato ser uma coisa séria, as diferenças culturais provavelmente não permitiram que nós entrássemos na história do filme. Cada cultura tem suas maneiras de se expressas, suas caras e bocas particulares e 9 meses não foram suficientes para que nós incorporássemos a expressividade egípcia e fossemos capaz de nos identificar com ela, por isso o drama do filme não nos comove do modo que deveria e em certos momentos o suspense chega perto de se tornar comédia.

Mas enfim....a experiência está super recomendada. Americanizados que somos, acho que não faz mal entrar em contato com outras culturas. O nome do filme é Rad Feaal (o que significa reação em árabe), mas não saberia dizer se está disponível para download ou algo assim. De qualquer maneira fica a recomendação... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário